A Why Just One (WJO) é uma empresa que tem como objetivo construir a estrutura do sistema de franquia a partir de um protótipo: uma empresa saudável que funcionará como parâmetro para replicação das unidades franqueadas.

Nós acreditamos que esta estrutura se edifica a partir da integração de três pilares: jurídico, operacional e comunicação.
Quando estas três áreas se alinham e se desenvolvem de forma harmônica, direcionadas com o objetivo de expansão através do processo de franchise, cria-se um terreno propício ao sólido
crescimento do empreendimento.

Assessoria jurídica

A assessoria jurídica é o esteio do sistema de franquias, por se tratar, essencialmente, de uma relação contratual. No entanto, este serviço pode variar conforme o contexto de cada empresa, por isso, nós estudamos as necessidades de cada empreendimento para que o modelo funcione mais próximo da “impermeabilidade”, orientando, inclusive, no que extrapola ao próprio Direito de Propriedade Industrial.


Principais serviços jurídicos:

- Registro da marca por meio de processo administrativo perante o Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI).

- Após o registro, associação da marca à Associação Brasileira de Franchising (ABF).

- Elaboração da Circular de Oferta de Franquia (COF - onde são listados todos os custos associados à franquia, como royalties, a taxa de franquia e de marketing, treinamentos e etc.)

- Elaboração de pré-contrato, antes da abertura efetiva da franquia (quando necessário).

- Elaboração do contrato de licenciamento de uso de marca segundo os requisitos da Lei nº 13.966/19.

- Averbação do contrato de franquia celebrado com o franqueado perante o INPI.

Comunicação &
marketing digital

Como o principal objeto contratual da franquia é o licenciamento da marca, é necessário refinar a percepção que o público tem sobre a empresa, considerando duas direções: o cliente e o potencial franqueado.

Dessa forma, é fundamental compreender que embora a qualidade do produto ou do serviço sejam relevantes para o sucesso do empreendimento, as pessoas buscam, cada vez mais, as sensações proporcionadas pela compra.

A chave está em captar o que é valor para o cliente de cada empresa e conectar com a essência e a filosofia da sua marca.

<p
A nossa missão é promover esta conexão, a fim de aumentar o alcance de seu mercado de consumo e, sobretudo, por meio da comunicação, conectar você ao perfil ideal de franqueado.

Assessoria operacional

Por fim, este setor é o responsável por tornar “atrativo” o “know-how” do seu empreendimento. Um dos principais motivos pelos quais franqueados contratam o direito de utilizar a marca de alguma empresa é toda a experiência que a franquia oferece como bagagem para o franqueado.

Toda empresa passa por um longo processo de ajuste de engrenagens até atingir rentabilidade elevada, treinar corpo de funcionários, identificar o melhor local de instalação da empresa, formar rede de fornecedores, precificar adequadamente seus produtos ou serviços, dentre outros aspectos.
Toda esta experiência por trás do negócio bem sucedido é compartilhada por meio do contrato de franquia. E, por diversas vezes, a chave para que este processo funcione é: a simplificação das operações. Processos mais simples têm menos chances de falhar, são mais fáceis de “manualizar”, o que os tornam mais atraentes ao franqueado.